Ningu




NINGU

O Ninja era um perito em combates a mãos nuas e também era um guerreiro muito astuto e por isso nuca ia a uma missão sem um arsenal completo, tanto de armas, quanto de ferramentas e muitas das quais serviam tanto como armas como ferramentas/acessórios, os quais eram indispensáveis para realizar sua missão.
Poucas pessoas, mesmo os praticantes de Nin-jutsu conhecem realmente as armas e as ferramentas utilizadas pelos Ninja.
Cada Ryu Ninja era perito/especializado em armas específicas e que na Antigüidade os grupos, organizações, clãs ou famílias Ninja desenvolveram seu próprio estilo de acordo com a sua conveniência. Cada Ninja possuía um conhecimento completo das armas que chamamos atualmente Nin-Gu. Ele sabia também empregar os objetos do cotidiano para servir como armas, assim como remos de barcos ou pauzinhos para comer arros.
No Bansenshukai há uma seção que fala exclusivamente da utilização dos NINKI [Equipamentos Ninja (armas e ferramentas)], como:
- Toki: Equipamento de escalar;
- Suiki: Equipamento de água;
- Kaiki: Equipamento de penetração;
- Kaki: Equipamento de fogo.
Nas dobras do seu vestuário, o Ninja transportava um bom número de pequenos objetos mortais sendo que os mais conhecidos, são Shuriken, pequenos dardos a serem lançados de perto, e os Shaken, as "cartas da morte” cujas formas são incontáveis. Lançadas em revoadas, essas cartas da morte podiam incutir a perturbação nas tropas inimigas. Essa arma era facilmente dissimulável na palma da mão eram invisíveis para o inimigo e podiam ser lançadas em todas as direções numa cadência acelerada o que as fazia objetos mortais de grande eficácia. No entanto, o manuseio requer muito treino para que se obtenha uma boa precisão e o trabalho com um alvo será longo, mas benéfico no final das contas.
Na época do Japão feudal os agressores portavam armas, os Ninja tiveram que adaptar suas técnicas para defender-se de inimigos armados e atacar com as próprias armas, mas hoje em dia na sociedade atual não se vê as pessoas com armas, mas mesmo assim continuam existindo possíveis agressores armados.
Nos treinamentos se ensinam técnicas frente a um agressor armado estando nos armados (Yakusoku kumite), técnicas frente a um agressor armado estando nos sem armas (muto dori), contra estando nos armados (gyaku waza), também o correto uso de cada uma delas (como empunha-las, posições (Kamae), pontos vitais para golpear ou cortas, ...). Treina se usando armas tradicionais de cada escola, que em numerosos casos podem equiparar a elementos naturais da vida diária.
Kobujutsu significa:
· Ko = antigo;
· Bu = Marcial, guerra, bélico,...;
· Jutsu = Arte e técnica.
Então Kobujutsu significa, Arte Marcial Antiga.
abaixo estão alguns das ferramentas e armas Ninja.
Ningu/Ninki
Ninja-To/Shinobi-Ken
A espada foi uma das armas mais usada (talvez a mais) no Japão medieval, principalmente após sua unificação do Japão pelo Shogun Tokugawa Ieyasu, no começo do século XVII. Neste período ocorreram muitos duelos entre samurais.
A espada passou a ser um símbolo de “status” no Japão e por isso em 1588 foi declarada privilégio exclusivo dos samurai porta-las. Tokugawa Ieyasu disse: “A espada é a alma do samurai”.
Desse modo o samurai passou a ser facilmente reconhecido por onde andava, pois portava duas espadas presas ao obi, a Katana (espada longa de 60 a 90 cm), usada nas lutas em locais amplos, e Wakisashi (de 30 a 60 cm), para espaços fechados (castelos). O samurai também portava uma Tanto, que era uma pequena espada (adaga) que era usada apenas em emergência.
O nome dado ao conjunto era Daisho, e este representava o status máximo do samurai.
A Katana passou por algumas fases de desenvolvimento no Japão.
Outra classe guerreira que utilizava estas espadas eram os Ninja, que também utilizava outra espada que é conhecida como Ninja-To, pois em missões não havia como carregar duas espadas criaram a Ninja-To que podia ser utilizadas em lugares abertos e fechados. A Ninja-To possuía duas formas, a espada era reta e a espada curva (menos curva que a Katana) e com Tsuba quadrada, media em tono de 60 a 75 centímetros e ra mais leve que a Katana facilitando assim a sua utilização com uma só mão.
Também existia outra forma de espadas que eram maiores e que podiam ser usadas quando estivem montados a cavalos.
Sua denominação muda conforme o período ao qual as peças pertencem.
Por exemplo:
a) A Jokoto, foi usada durante o período Jokoto (800 d.C.), eram espadas retas, com fio simples (Chokuto) ou duplo (Ken) e seu aço era pobremente temperado. As espadas feitas nesta época não eram feitas padronizadas, ou seja não possuíam uma forma padrão e eram amarradas à cintura com cordas. Acredita-se que as espadas dessa época eram feitas no Japão por artesãos chineses.
b) A Koto, depois do período Heian (794-1185), surgiu o termo Nipponto ou Nihonto (Nippon e Nihon significa Japão e To significa espada). Com o desenvolvimento de novas técnicas mais evoluídas de combate com espada, houve também o desenvolvimento da qualidade e formato da espada, alterando o seu formato. As espadas tornaram-se maiores, curvas, com a base mais forte e larga e a ponta mais fina. As espadas desta época são chamadas de Tachi ou Koto. O método de forjar evoluiu, tornando a superfície da espada extremamente dura e o núcleo macio, desse modo as espadas se tornaram mais resistentes ao impacto. A Katana surgiu no período Muromachi.
c) Shinto, surgiu na era Edo. A era Edo iniciou-se no governo de Tokugawa.
d) Gedaito, são as espadas feitas depois da era Meiji.
Shinobi Ken-jutsu ou Ninpoken: é o nome da arte de manejo de espada praticada na Koga Ha Kurokawa-ryu Nin-jutsu e se divide em:
Ken-jutsu : é arte de técnicas de combate com a espada.
Instrumento para a pratica do Ken-jutsu:
· Shinai: espada de bambu para a maior segurança dos praticantes;
· Boken ou Bokuto : é a reprodução do sabre ou espada em madeira.
Batto-jutsu/Iai-jutsu : é a arte de sacar/desembainhar a espada e cortar ao mesmo tempo.
Instrumentos para a prática do Batto-jutsu :
· Suburito : é a espada maior e mais pesada para o treinamento.
· Iai-To : é a espada sem fio (corte) para treinar sacar , cortar e embainhar.
Espada ninja (Ninja-to, Shinobi-to...) é toda espada manejada pelo Shinobi no Mono ou ninja, não existe uma espada reta ninja, o que existe é uma espada que o tamanho esta entre a Katana (daito) e a Wakizashi (Katana Shoto) e reta e também pode ser um pouco curva menos que a Katana e a espessura da lâmina é um pouco mais fina, para que possa ser manejada com uma só mão e tenha mais velocidade. A Ninja-To também era uma arma de múltiplas funções e freqüentemente era carregada nas costas, pois dependendo da missão, era mais conveniente levá-la nas costas do que usá-la no obi, (cinto) perto do quadril esquerdo, mas isso também tinha suas desvantagens pois dificultava seu saque rápido, principalmente em lugares apertados.
A Ninja-To variava normalmente de 42 à 54 centímetros de comprimento, o Sageo (cordão) era normalmente cinza ou preto e media cerca de três metros e meio de comprimento.
Hoje em dia, há muitos conceitos errados sobre a técnica de espada apropriada acerca do que é tradicional e do que não é. A técnica tradicional de espada funcionou por centenas de anos para o ninja e também para o samurai. Suas técnicas de luta eram baseadas em situações reais de guerra, por isso não há necessidade de modifica-las.

Shuriken Jutsu
Shu – Mão
Ri – Que também lê-se ura - costas, no meio de, em, inverter, interior, palma, atrás, forro, lado errado.
Ken – Que também lê se Tsuguri - sabre, espada, lâmina, ponteiro de relógio.
O método básico de lançar o shuriken varia de uma escola para outra, sendo as principais diferenças na forma das lâminas e no seu uso.
Shuriken-Jutsu ou Seban Nage é a arte de lançar, arremessar, jogar lâminas e objetos.
As Shuriken são armas de arremessos usadas pelos ninjas, possuem diferentes formatos, em forma de estrelas (Shaken), outras parecidas com pequenas facas, etc.
Shurinken é o termo que pode ser usado para qualquer arma que se arremesse, incluindo Shaken, porém é utilizado principalmente para referir-se aos diferentes dardos de arremessos.
Inicialmente eram feitas de madeira e com as bordas cortantes e que segunda a necessidade eram untadas com veneno para maior efetividade, mas sua principal utilização estava na distração sem veneno. Utiliza-se também como arma de combate segurando-a com a mão afim de cortar o inimigo com suas pontas; neste caso era chamada de Teppan.


Entre seus métodos de utilidades estão os de distrair o inimigo ou até mesmo cravar neles as shuriken, produzindo assim feridas graves e inclusive causar a morte, com a utilização de Doku (venenos), sendo também usados objetos enferrujados, os quais faziam com que as feridas se tornassem mais graves; sua eficiência a distancia variava de 5 a 20 metros.
No texto da Yagyu-ryu, volume de Goykuseishu, é classificado como uma arma a ser lançada/jogada. O texto indica a Wakizashi (espada curta) ou a Tanto podem ser usados da mesma maneira. Se um praticar aprender bastante a Shuriken é uma espada que sai da mão. Dependendo do tipo de situação, mesmo uma Yari (lança), uma Naginata (alabarda) ou uma Ninja-to (espada ninja) podem ser jogadas no inimigo. Por exemplo, quando uma pessoa se encontra com o ataque de uma seta, é muito útil para estragar/arruinar seu alvo.
Geralmente a Shuriken-jutsu transformou-se assim em uma técnica de combate empregada pelos guerreiros que foram forçados às vezes por circunstâncias a jogar qualquer coisa disponível no inimigo.
Quando as outras artes marciais se tornaram organizados, esta técnica também foi organizada e ensinada a outras escolas e pessoas.
A Shuriken-Jutsu não constitui uma escola independente mas é tratado geralmente como a parte das escolas de Kenjutsu ou de Ju-Jutsu e principalmente de Nin-jutsu. Entretanto, cada escola considerou a arte de lançamento de lâminas como seu "segredo" e era muito difícil para pessoas de fora da escola observar esta arte.
Em conseqüência, o público geral veio acreditar que uma faca pequena unida a uma espada ou à espada curta é "Shuriken", e algumas pessoas imaginaram-na a ser chamado "Shuriken" (literalmente espada da extremidade traseira) porque a pessoa prende sua lâmina com sua palma para a jogar. Porque a Shuriken-jutsu se tornou organizada, cada escola inventou e o detalhe usado dado forma shuriken para jogar mais fácil.
Watanabe, o autor escreveu:
"eu era um estudante de Yagyu-Tajima no kami-Munenori e recebi uma licença dele. Eu soube de um homem chamado Musashi Takemura que estudou o manejo da espada por si só e se transformou em um perito. Compará-lo a Tajima, usando um exemplo do xadrez chinês, Musashi era muito mais forte por "Sei-Maku" do que Tajima. Transformou-se em um convidado na casa de senhor Tadaoki Hosokawa e recebia um salário de 40 minbuchi (bastante arroz para sustentar 40 pessoas por um ano). Teve um filho chamado Youemon que estudou com ele e se transformou em um perito nas artes marciais. Youemon era tão bom quanto seu pai no manejo da espada e muito hábil em Shuriken-Jutsu.Quando lançou uma adaga de 15 polegadas em um pêssego que flutuava em um córrego, a adaga penetrou o núcleo do pêssego ", a escola de Shuriken-Jutsu foi chamada mais tarde Takemura-ryu, mas esta escola usou um tipo de adaga shuriken que era uma parte da lâmina de uma espada regular.
As shuriken se dividem Segunda a sua forma e número de pontas em:
· Sanpo Shuriken (triangular);
· Juji Shuriken (cruzes);
· Happo Shuriken (estrelas com oito pontas);
· Tatamijuji Shuriken (cruzes dobradas);
· Bo Shuriken (retas);
· Hira Shuriken;
· Itaken Shuriken;
· etc;
Porém a Kozuka e o Kogai que se encontram na saya dos Tanto ou das ninja-to ou katana também podem ser utilizadas como shuriken. As Kunoichi usavam também como arma de arremesso a Kanzashi, que é uma peça feita de metal ou de madeira que era usada como enfeite e para prenderem os cabelos, geralmente era usada em par.
Também temos dentro do grupo da Shuriken as Fukumi-bari ou Fuki-bari, que quando o ninja sentia que não tinha mais saída as colocavam na boca e por serem muito pequenas não eram vistas, assim quanto o inimigo chegava muito perto eram sopradas no rosto do inimigo. Ela era uma versão muito menor da Fukiya.
Alguns ninjas conseguiam lançar estas agulhas com a língua, arqueando a língua para formar um tubo.
As shuriken são armas que a escola Koga Ha Kurokawa-ryu é especialista.
Senban (Shuriken) Nage, placa afiada que joga - esta Senban (placas afiadas) era geralmente partes quadradas lisas de ferro com bordas afiadas e um furo no centro. Happoken (oito-ponto Shuriken) e Bo-Shuriken foram usados também.
Uma das menções mais antiga das lâminas de arremesso vem de Ganritsu Ryu, esta escola especialista em Shuriken-jutsu, também conhecida como Gan-ryu, foi fundada por Matsubayashi Samanosuke Nagayoshi Henyasai em 1644, um guerreiro profissional a serviço do 18o - senhor de Matsuhiro no 20º- ano de Kanei (1644).
A escola incluiu Iai, Tachi-Uchi (método de combate da espada), Kodachi, Jo, Naginata, Yari, Kumi-Uchi (wrestling) e Shuriken.
Desta escola surgiram as escolas Katono-ryu ou Izu Ryu, fundadas por um ninja de Sendai, chamado Fujita Hirohide Katono, sabido também como Katono Izu, que era um estudante de Mastubayashi e também as escolas Shirai-ryu e Negishi-ryu.
Gan-ryu era o nome da escola de Matsubayashi e foi chamado às vezes "Henyasai" porque teve uma habilidade incomum de pular e de saltar em torno de seu oponente, às vezes "encostando as vigas com seu kimono".
É altamente possível que esta lâmina, e o método jogando associado com ele estiveram copiada ou importados de China, porque se assemelha à forma e ao método jogando de um darto chinês chamado o "piau" (ou ao biao do "darto do fei ar"), no uso durante a dinastia (960-1127).

Kusari Gama
A Kusari-Gama é composto de uma lâmina única e afiada montada a um bastão, com uma corrente de 250 cm a 3 metros e um peso de ferro na outra extremidade. Esta ferramenta foi inventada por fazendeiros, e adotada mais tarde pelo ninja e pelo samurai. A Kusari Gama é uma arma tradicional em algumas artes marciais japonesas, não é uma arma exclusiva do Ninjutsu.
A Kusari Gama era uma arma de campo de batalha, seu manuseio visava desarmar o inimigo que portava uma Katana, suas técnicas consistem em movimentos circulares, a bola de aço em uma das extremidades da corrente tem a finalidade de golpear as mãos, o joelho e a cabeça do inimigo, também era utilizada para enrolar nos braços, penar e pescoço do inimigo, para assim permitir a ação letal da foice. A foice também é utilizada para cortar e as vezes para bloquear os ataques do inimigo.

Kyoketsu Shoge
As técnicas da Kyoketsu Shoge são similares a Kusari Gama, Bakuhatsugama e Mamukigama.
A Kyoketsu Shoge é uma arma exclusiva das escolas de Ninjutsu, e era utilizada tanto para combate como no apoio a escaladas em árvores e paredes.
A Kyoketsu Shoge é uma arma de muitos recursos, composta de uma halabarda [pequena foice de metal e uma lamina (punhal) adicional], corda e um peso na ponta em forma de anel. A alabarda é utilizada como escudo, bloqueando o ataque inimigo e possibilitando a utilização do punhal articulado, também se utiliza a halabarda para amarrar as mãos ou pés do inimigo durante o combate. O punhal articulado facilita o enganche nas articulações, inviabilizando assim a dinâmica de combate do inimigo.
Esta é arma freqüentemente vista, mas pouca estudada. Eu tenho pouca informação nesta arma que eu apresento aqui, assim aquelas que são estranhos com a arma podem ganhar pouca introspecção.
Kyoketsu Shoge, que significa "funcionar aproximadamente nos campos e nas montanhas", acredita-se que foi criada antes da Kusarigama.

Garras
Os ninjas desenvolveram diversos tipos de garra, cada uma com sua finalidade.
A Shuko (Garra de tigre), também conhecida como Tekagi era utilizada para escalar juntamente com a Ashiko, que é uma garra para os pés.
Também era utilizada para o combate pleno contra diversos tipos de armas.    A Shuko consiste em um par de luvas com garras de aço no centro das mãos, em um total de quatro pequenos ganchos.
Dentro de seus múltiplos usos está o de subir em árvores, castelos, embarcações, muralhas, etc; Dentro da parte defensiva possui a função de deter os ataques dos inimigos armados ou desarmados, podia ser uma grande arma de defesa contra a katana, também podia ser usada no dorso da mão. O perigo de usa-las era que podiam ficar enganchados na roupa do inimigo.
Seu uso como arma é fenomenal, pois suas garras destruíam facilmente os músculos, a carne, a pele, etc.
Podemos usar Shuko como arma de ataque, pois na arte de combate corpo a corpo podemos usar os ganchos das garras para atacar, também podemos usar as bordas de metal da Shuko para reforçar, dar mais poder de ataque a golpes como tsuchiken, kiten ken, uraken, etc.
As Ashiko são as garras que se usam nos pés como complemento das Shuko para escalar, porém também servem como arma de defesa dos ataques dos inimigos. As Ashiko são usadas na parte inferior das tabi, servem também para ajudar-nos a nos movimentarmos/caminharmos em superfícies lisas ou na neve. Podemos utiliza-las também em técnicas de chutes (keri waza), pois um chute ou um pisam com as Ashiko podem causar no mínimo muita dor. As Ashiko são uma peça metálica com quatro ganchos em sua parte inferior, com uma corda que serve para amarra-las/prende-las as tabi. Em alguns filmes mostram alguns ninjas bloqueando espadas utilizando as Ashiko, porém se trata de filme, pois na realidade poderia perder os pés.
O utra garra era a Nekode, que são uma espécie de dedais com garras. As Kunoichi utilizavam muito este tipo de arma, pois era fácil de camuflar. Nekode significa mão de gato.
As Nekode ou mão de gato, era uma arma da qual as Kunoichi da escola Koga Ha Kurokawa-ryu e a Miko-ryu ( Koga Ha Mochizuki-ryu Kunoichi) eram especialistas. Outros nomes da Nekode eram Nekote e Kanite.
Outro tipo de garra era a Teko-Kagi, ela consistia em um par de “luvas de ferro” com quatro ganchos no dorso (parte de trás) da mão, bem compridos e afiados. Teko-Kagi significa mão de tigre em gancho. As Kumade ou mãos de urso, eram amarradas nas mãos e nos pulsos, era uma arma e não uma ferramenta como a Shuko ou a Ashiko, a Kumade é uma das principais armas da escola Kohga Ha Kurokawa-ryu, ela consistia em uma placa de metal da qual se sobressaem 4 pontas afiadas no dorso da mão, essas pontas eram mais longas, uma das garras as pontas eram semi curvas e a outra era com as pontas retas.
Na escola Koga Ha Kurokawa-ryu a Teko Kagi é chamada também Kumade, que significa mão de urso, devido a um ninja Kurokawa conhecido como Kurokawa Okuma (Grande Urso), que era um grande especialista nesta arma.

Kusari-Fundo
A Kusari-Fundo consiste em uma correte que pode variar de 50 cm a 120 cm de comprimento com um peso em cada extremidade. Entretanto, há muitas variações de Kusari. Cada escola de Ninjutsu tinha seu próprio nome para a arma original; tamagusari, Manriki-Gusari, por exemplo.
O tamanho da Kusari (corrente), a forma e o peso do Fundo (peso) varia geralmente de acordo com cada escola.
Há também várias teorias sobre a origem desta arma, alguns acreditam que as faixas ou as cordas de couro que eram utilizadas antes foram substituídas pelas correntes recentemente inventadas, outros dizem que têm sua origem na Shinobi-Nawajutsu dos ninja.
É muito difícil dizer qual a teoria esta correta, ou se nenhuma delas esta, pois praticamente não existe material escrito sobre a Kusari-Fundo.
Muitos acreditam que ela foi criada pelo fundador da escola Masaki-ryu.
Há um tipo de arma similar a Kusari-Fundo chamada Konpi (KON significa "ferro", PI significa "voar"). De acordo com um original histórico a Konpi foi utilizada como arma na era da corte de Yoshino (por volta de 1350 D.C).
Acredita se que com o passar do tempo o Konpi foi sendo mudada até chegar a Kusari-Fundo Atual.
As escolas que sobreviveram aos dias de hoje e que utilizam a Kusari-Fundo são:
· Masaki-ryu;
· Koga Ha Kurokawa-ryu;
· Suio-ryu;
· Hoen-ryu;
· Etc.
Sua tradução literal significa "corrente das 10.000 forças ou 10.000 homens".
Foi criada por uma sentinela Samurai chamado Donoshin Yoshimitsu Masaki, em Mino. Este veio a ser o criador da técnica que formaria mais tarde o estilo denominado Masaki Ryu, especialista nas técnicas de armas com correntes.
Yari/So Jutsu
A arte de manejo e luta com uma lança (yari) é conhecida como So-jutsu . A yari é mede normalmente entre 2 m e 10 cm outras 1m e 2,7 m, mas em alguns casos as lanças podem medir 180 cm historicamente existiam muitos tipos/modelos diferentes de yari:
· Te-yari: media entre 90cm a 120cm;
· Tetsu-yari: era feita toda de aço;
· Kama-yari: lança de aço, com uma lâmina adicional;
· Sanbon-yari: lança com três laminas;
· Kagi-Yari: lança com gancho;
· O-Kama-yari: lança com uma lamina de Kama grande;
· Futomata-yari;
· Satsumata;
· O-kama-yari;
· Hoko-yari;
· Gekken;
· Acha;
· Nunti.
O ninja tradicional não usava estas lanças somente como arma; mas as usou também para subir em parede, pular um fosso; etc.
Yari é a lança japonesa que foi feita sem a pretensão de ser lançada.
Algumas Yari foram feitas por mestres forjadores de espadas e possuem a construção similar às espadas, quanto a outras foram feitos por artesão menos hábeis e são construídas de uma peça só e podem ser sem tempera e não possuem nenhum hamon .
A Yari foi usado tanto pelo Samurai, quanto pelo Ninja e pelo soldado comum a pé (ashigaru).
Há vários estilos/escolas de Yari. Cada escola tem o modelo preferido, mas os dois tipos principais são a Su-Yari (aquelas com lâminas retas) e a Kama-Yari (aqueles com as barras transversais horizontais na lâmina).
A Yari excepcionalmente longa da Su-Yari é denominado Omi no Yari, se as barras transversais de uma Kama-Yari forem de comprimento igual está chamado é Jumonji-Yari . Uma Katakama-Yari tem uma únicas barra transversal ou barras transversais com o comprimento desigual. Especula-se que a Katakama Yari é o resultado de um reparo de um lado da arma quebrado em um Jumonji-Yari .
Algumas Yari foram feitas com soquetes que cabem sobre a extremidade de um pólo melhor que um nakago longo que deslize no pólo, tal yari soquete é denominada Fukuro-Yari.

Naginata
A Naginata ou a alabarda foi desenvolvida da arte do Bisento (bisento-jutsu), que veio de China durante o período 618 - 989. Esta arma foi usada pela infantaria para cortar fora os pés do cavalo do inimigo, mas transformou-se mais tarde em uma arma para mulheres.
A Naginata era uma arma comum usado durante todo o historia japonês. O forjamento, a construção e lustrar são similares àquele da espada japonesa. A Naginata tem mede de aproximadamente a 2 metros a 2 metros e meio de comprimento.
Quando a naginata foi usado pelo samurai, o uso tradicional da naginata era por mulheres do samurai para defender o castelo durante a ausência dos homens.
Naginata pode ou não pode ser assinada pelo fabricante no nagako (espiga).Nem toda a Naginata tem o pólo envolvido (san-dan-maki-dan-maki), mas todas tem algum tipo de reforço do pólo, os colares e os anéis geralmente de bronze ou de cobre. Os pólos são envernizados normalmente.
A Tsuba na naginata é normalmente muito pequena, sendo essencialmente o mesmo diâmetro que o seppa . Entretanto, algumas naginata possuem a tsuba do mesmo tamanho e do projeto que aqueles encontrados em espadas. O nakago de um naginata é fixado no pólo por um único mekugi, embora algum nakago tenha o nakago-ana dois.
Naginata com as lâminas similares ao katana que foram montadas em pólos curtos é denominado nagamaki-naoshi. Nagamaki tem um yokote, naginata não.Nagamaki foi usado primeiramente durante a era Kamakura e em eras adiantadas de Muromachi.

Metsubushi

Metsubushi são aqueles elementos utilizados para causar danos aos olhos do adversário, entre os quais se encontra a arena, pimenta, líquidos, etc. Como vemos, estes elementos podem ser encontrados facilmente em nosso dia a dia, porém no Nin-jutsu realizamos preparações com areia mistura com pimenta, vidro, metal moído, venenos, etc, cada tipo de metsubishi depende da gravidade de danos que queiramos causar no inimigo durante o combate, desde causar-lhe somente danos leves ou severos em seus olhos, ou dependendo do caso a morte.
O ninja costumava carregar o metsubishi em cascas de ovos ou sacos de papel, podia utilizar as fukiya ou a saya da espada.
O Metsubushi é um recurso ningu das artes ninja. A tradução desta palavra, Metsubushi, pode ser literalmente "Cegar os Olhos".
Uma versão do Metsushi e o Tamago, um ovo normal onde se tira seu conteúdo e adiciona elementos para cegar os olhos.
O Tamago era confeccionado com pimenta e/ou enxofre e, quando jogado contra os olhos fatalmente cegava o inimigo ao ponto de facilitar a ação de combate do guerreiro ninja. Hoje, por sua vez, confeccionamos o Tamago com talco, pois o mesmo causa um grande efeito de fumaça branca, também cegando temporariamente o agressor sem ocasionar danos aos olhos do mesmo.

Teppo Jutsu
Arte de fogos e explosivos
Kemuridama - são as Bombas de fumaça que eram utilizadas pelos ninjas feitas de pólvora misturadas com diferentes coisas. Também são conhecidas como TORINOKO.
Era um dispositivo muito utilizado pelos antigos ninjas de Kurokawa quando em combate.
A Kemuridama ao contrario da Nage-Teppo não era utilizada para ferir, era utilizada como elemento de distração para fugir ou ataca-los.
A escola Kurokawa é famosa por sua técnica no uso da Kemuridama.
Uma dessas técnicas era a Kage Oni no Jutsu, ou seja, a “arte do demônio da sombra", que foi desenvolvida por Kurokawa Okuma e utiliza-se a Kumade, juntamente com a Kemuridama.
Mas a Kemuridama (bomba de fumaça), não faz muita fumaça como muitos imaginam por causa dos filmes. A fumaça juntamente com a explosão é que dá alguns segundos de vantagem ao ninja, possibilitando assim a fuga ou um ataque mortal.
O Teppo Jutsu também inclui uma grande variedade de “utensílios”, existem registros inclusive de ninja utilizando se de armas de fogo em 1574.Dentre as armas de fogo estão o TANEGASHIMA, que é um rifle de par trançado e o OZUTSU, um pequeno canhão confeccionado de bambu.

Leque
Existem basicamente dois tipos de leque que eram utilizados para o combate.
O Uchiwa ou leque, como é conhecido por nós, foi muito utilizado principalmente pelas Kunoichi de nossa escola para surpreender o inimigo ocultando seus ataques ou armas atrás do leque. Também era utilizado para ocultar o rosto, ou como um objeto para ajudar a seduzir o inimigo.
Esses leques possuíam uma pequena lamina, que as Kunoichi mantinham envenenada para assim eliminar seu alvo sem despertar suspeita.
O Tessen era o leque de ferro, era uma arma utilizada tanto por ninjas quanto por samurais. O leque de ferro é uma arma muito eficiente, fechado pode causar muitos danos, sendo utilizado como um pequeno bastão de metal, aberto era usado para defender os ninjas de shuriken's ou qualquer outro objeto que fosse arremessado contra ele. O Leque de ferro tinha as pontas afiadas e envenenadas, também podia ser usado para controlar o inimigo. O Tessen era bom quando o ninja estava disfarçado e não podia levar a espada.

Fukiya
A Fukiya ou zarabatana, feita originalmente de uma pesa/cana de bambu de 20 a 40 polegadas de tamanho. Uma constante nas armas do Ninja é a utilização de armas efetivas e silenciosas, não cabe nenhuma duvida que é uma das mais antigas, a Fukiya é uma delas. Os dardos que se lançam geralmente estavam envenenados.
A Fukiya geralmente media entre vinte a quarenta centímetros, em uma emergência o ninja utilizava um pedaço de papel enrolado como Fukiya.
A Fukiya era uma das armas preferidas dos ninjas, pois era muito silenciosa e não tinha que revelar quando e onde a usaria.
Os dados arremessados na Fukiya eram feitos de arame e papel, as pontas eram submersas em veneno. O papel era enrolado em forma de cone.

TETSUBISHI
Os Tetsubishi são pesas irregulares de madeira ou metal com pontas afiadas, são jogadas no chão e sempre caem com uma das pontas para cima para que o inimigo ao nos perseguir pise em cima delas causando-lhe feridas nos pés, retardando deste modo a perseguição. Os metais são tão fortes que podem furar até pneus de automóveis sem problemas; também podem ser jogados na cara do agressor para causar-lhe feridas.
Geralmente se o Ninja saltava de algum lugar alto, as jogava no lugar onde havia caído para que seu inimigo que o estava perseguindo pulasse sobre elas.No inicio utilizavam a Hishi (castanhas, um tipo de nozes que em sua casca tem muitos espinhos).

Os 
Tetsubishi tinham grandes possibilidades de ferir os pés do inimigo pois no passado as solas dos calçados do Japão eram muito finas. Na maioria das vezes os ninjas colocavam algum tipo de veneno nas pontas das tetsubishi para conseguir um maior efeito.
Outro tipo de arma muito parecida com a Tetsubishi são os Igadama que eram utilizados também para retardar os perseguidores. Tinham a forma de bolas de ferro com espinhos ou pontas. Os Igadama eram utilizados da mesma maneira que o Tetsubishi podendo também ser lançados diretamente no perseguidor.
Kama
Kama é utilizada em par e consiste em duas pequenas foices (cutelo).
Esta arma esta presente em vários paises da Ásia.
Kyujutsu
No Japão Medieval existiam basicamente dois tipos de arcos:
Yumi : O arco longo, com cerca de 2,1m de comprimento, utilizado pelos samurai.
Hankyu : O arco curto ou meio arco, geralmente usado pelos ninjas.
A arte de atirar flechas é considerada como uma das mais nobres artes marciais no Japão.
Hojojutsu
A arte de amarrar uma pessoa com corda, é uma arte muito antiga no Japão. Havia e ainda há no Japão escolas completas que ensinam o modo, as técnicas mais eficazes de conter uma pessoa com uma corda.
Alguns das Ryu mais famosas (escolas tradicionais) são:
· Kito-ryu Jujutsu;
· Takenouchi-ryu;
· Kohga Ha Kurokawa-ryu Ninjutsu;
· Koden Eishin-ryu;
· Seigo Ryu;
· Kurama Yoshin Ryu.
Cada escola tem seus próprios estilos de nó, cores, testes padrões e comprimento estabelecido das cordas.
As polícias na era do Edo de Japão (1601-1868) carregaram a corda e usaram-na eficazmente.
Algum ninjas deslocavam suas juntas para escapar quando amarrados com uma corda.
Existe um livro com o titulo Torinawajutsu, escrito por Hiro Mizukoshi, que cita as escolas Seigo Ryu, Seishin Ryu, Koden Enshin Ryu, Nanbu Handen Hojo Jutsu, Kurokawa Ryu, Kurama Yoshin Ryu, Mitsuo (Mippa) Muteki Ryu, Bo Ryu e Tenfu Muso Ryu como especialista em Hojojutsu.
Torinawa (Tori: agarrar, prender; Nawa: corda), essa arma possui múltiplas funções, as cordas podem varias de 3, 6 á 9 m de comprimento e 5 a 8 mm de espessura.
Kaginawa
Kaginawa significa Kagi(gancho) e Nawa(corda).
É semelhante a torinawa, diferenciando-se apenas na presença de um gancho. Em combate, esse gancho pode ser preso tanto nas vestimentas como no corpo do adversário e assim subjulgá-lo, também é utilizada para escalar.
BO-JUTSU
O BO é uma arma com a qual pode se vencer o adversário sem precisar matá-lo.
O bastão é uma arma de forma simples, inofensiva e discreta, que quando utilizada por mãos treinadas se transforma em uma potente arma com os mesmos raios de ação de uma espada, através de Uchi (simulando o corte, a batida) ou Tsuki (estocar) ou também a Harai (varredura).
Existe varias formas e tamanho de Bo, entre eles podemos citar:
· O Rokushaku Bo é o bastão grande, que é mais comumente conhecido como Bo. A palavra Bo faz referencia ao bastão. Este tem seis (roku) shaku (antiga medida japonesa) de comprimento, que equivale aproximadamente a 180 cm. Por causa de seu tamanho nos proporciona uma grande vantagem no combate contra adversários desarmados ou com armas curtas.
· O Jo é o bastão e 120/130 cm de comprimento, também conhecido como Yonshaku-Bo e é o típico bastão dos andarilhos. Seu uso é mais sensível que o Rokushaku Bo e também é muito mais versátil em combate contra adversários com espadas.
· O Hanbo é o bastão de 90 cm, é conhecido também como Sanshaku Bo.É uma das armas mais práticas para o Ninja devido ao seu tamanho e também facilita o transporte. Suas técnicas são muito contundentes e eficazes. Uma pessoa treinada com o Hanbo pode defender-se facilmente com uma bengala, sombrinha, um cabo de vassoura, ou qualquer objeto que se pareça com um bastão.
· O Tanbo é o bastão de 50 cm a 60 cm de comprimento. É uma arma muito versátil no combate, e seu uso em par é fenomenal, enquanto um serve para bloquear ou desviar o ataque, o outro serve para atacar, seus movimentos são muito rápidos e contundentes. O Tanbo também é muito usado para aplicar chaves, realizar controles, estrangulamentos, etc.
· Shinshinbo (20 CM)
Nota: O cassetete dos policiais no Japão se conhece como Keibo, e a os bastões de ferro que se chama Kanabo.
A prática do Bo é uma das partes mais importantes do praticante da escola Koga Ha Kurokawa-ryu e como tal guarda um código de honra e conduta/comportamento social.
As Regras descritas abaixo é a forma de conduta que deve ser seguida dentro do Dojo:
1- O Bastão é uma arma e deve ser tratada como tal, seu uso deve ser responsável, por isso evite brincadeira na hora do treinamento.
2- Nos momentos quando não estiver treinando com o bastão, mantenha o BO com a ponta para baixo, ou seja, fique em Munenmusso no Kamae. Em momento nenhum use o BO para apoiar seu peso sobre ele.
3- No início e no final do treino será feito a saudação com o BO.
4- Tenha sempre consciência do espaço, por causa do tamanho do BO, a vezes se terá problemas para mover-se livremente. É muito importante, por tanto prestar atenção para evitar golpear ou ser golpeado por um de seus companheiros.
5- Existem diferentes tipos de Bo, tanto em sua forma, quanto em seu tamanho, cor e peso (SHINSHIN BO-20/25 cm, TANBO 40/50/60 cm, HANBO 1 m, JO 1,20 m), NYOI-BO (bastão para afastar), GYOJA-ZUE (bastão de asceta), DON RYU BO (bastão com cravos), ... .